Fio da Meada #35 | Psicodinâmica dos memes brasileiros
O que o humor digital revela sobre nossa identidade e afetos coletivos
Tempo de leitura: 4 minutos
Se fosse descrever como foi meu carnaval ficaria dividida entre caos, diversão, descanso, leitura, arte e muito tempo livre pra conseguir criar o estudo abaixo.
Que benção é ser brasileira!
- Ana
Segue o fio
🧵 As edições passadas:
Fio da Meada #33 - O Efeito Borboleta veio pra ficar?
Fio da Meada #34 - Nostalgia algorítmica
O Brasil vive um momento de centralidade cultural
No SXSW, um dos eventos mais influentes de inovação e tecnologia, Amy Webb abriu seu painel cumprimentando os brasileiros, enquanto que o maior banco da América Latina situado no Brasil, patrocinou o evento.
Não apenas estamos presentes no debate global, como nossos códigos culturais são exportados e ressignificados pelo mundo.
Mas, em meio à celebração da criatividade, o evento também reforçou uma velha promessa, desde a Web Summit: será que a inteligência artificial finalmente vai resolver tudo?
Se há algo que ficou claro nos debates sobre IA, é que, apesar do hype e da automação crescente, a tecnologia ainda não é capaz de criar o que realmente importa: a viralização espontânea, o impacto emocional e a ressonância cultural
Podemos ter ferramentas como a imgflip - uma IA para criar memes - mas não há um algoritmo que consiga replicar a psicodinâmica do humor digital brasileiro.
Porque viralizar não é apenas sobre criar – é sobre capturar um estado de espírito
E ninguém entende melhor essa dinâmica, de quem já tentou explicar o Brasil para um gringo. Quando Fernanda Torres entrou na disputa pelo Oscar, de um dia para o outro, o Brasil inteiro assumiu o controle da narrativa em meio ao BBB e carnaval.
O humor digital traduz afetos coletivos, reconfigura narrativas e revela o Brasil que sentimos, mas nem sempre conseguimos explicar
O desejo não nasce do que temos, mas do que nos falta. E os memes brasileiros são uma resposta criativa a essa dinâmica. Eles não apenas registram eventos, mas os remodelam para que façam sentido dentro da nossa lógica cultural.
No Brasil, memes funcionam como uma reapropriação da realidade
Perfis como @greengodictionary mostram que traduzir o Brasil para o mundo é mais do que converter palavras – é decifrar um código cultural único. Como explicar para um gringo que "desenrolado" não é só alguém que sabe resolver problemas, mas uma filosofia de vida?
Memes fazem com que o Brasil exista no centro da conversa, mesmo quando ninguém tinha nos convidado para ela
Por isso, fiquei curiosa como seria entender os memes brasileiros em meio ao boom de IA e fiz um estudo para detectar padrões usando da visão computacional com a intersecção de análises qualitativas.
Peruca (87%) – Um símbolo visual forte de transformação e humor. O uso da peruca verde remete ao imaginário carnavalesco e à cultura da fantasia popular brasileira.
Fantasia (71%) – Indica a teatralidade dos memes brasileiros. Há uma estética de improvisação e exagero na forma como o brasileiro se apresenta visualmente em situações humorísticas.
Felicidade (71%) – Expressão facial exagerada e energia visual remetem à euforia coletiva, contrastando ironicamente com o texto da imagem.
Legenda na foto (70%) – O meme se ancora na justaposição de texto e imagem, criando um contraste entre a afirmação inicial e a resposta visual.
Óculos (68%) – Elemento que reforça a caricatura e a ideia de disfarce ou personagem.
Meme da Internet (53%) – O uso da Tulla Luana desde a fazendinha representa padrões reconhecidos de viralização.
Quer saber como o estudo completo feito? Vou contar no dia 25/03 - terça-feira às 19h, na aula que farei com a MANDA REFS 🧠⚡ sobre social listening na prática, em um dos módulos. Saiba mais aqui!
Gostou do que viu até aqui? Compartilhe essa edição com outras pessoas:
🧵 Para você continuar a desatar os nós
Sobre o excesso dos relatórios de tendências [Link]
Maior acervo acadêmico de memes brasileiros [Link]
Diagrama da alma do brasileiro [Link]
Sobre ser latina e o realismo mágico [Link]
Pra entender o Brasil que tem por aí [Link]
Pontos de vista
📖 "Mais do que piadas na internet, os memes são narrativas visuais que moldam nossa percepção do mundo" – Viktor Chagas, A cultura dos memes [Link]
Uma IA pode reconhecer imagens, mas não pode gerar pertencimento. Ela pode processar dados culturais, mas não pode sentir. E sem desejo, sem subjetividade e sem a ressonância emocional, a viralização não acontece – porque, no fim, o que viraliza é o reconhecimento mútuo do humano no humano.
-
🎵 “Prever o futuro seria sem graça, dê tempo ao tempo” - Dnaipes, Lírios e Delírios [Link]
E se, na ânsia de antecipar tudo, estivermos abrindo mão do inesperado? A IA nos promete respostas prontas e otimizações infinitas, mas não consegue simular o que nos move de verdade: o desejo, o erro, o improviso, o afeto.
-
📖 "Se você deseja que as pessoas se movam, deve primeiro entender as forças culturais subjacentes que as motivam" – Marcus Collins, For the Culture [Link]
Nem tudo pode ser traduzido em palavras, porque a linguagem visual carrega significados subjetivos, contextuais e históricos. O que faz um meme ser reconhecido como engraçado não está apenas na composição gráfica, mas nos códigos culturais que ativam memórias coletivas.
👩💻 Criado por Ana Talavera | Substrack, Linkedin e Instagram
🧶 “Perder o fio da meada” acontece quando alguém se perde no meio de um pensamento ou caminho. Mas será que se perder não é, às vezes, a melhor forma de encontrar algo novo?
Essa é a missão do Fio da Meada News: seguir os fios, encontrar intersecções e desatar os nós da cultura digital, da sociedade e da tecnologia.