Sumida, eu sei, mas olha quem chegou! A newsletter Fio da Meada pra te contar um pouco do que eu tenho feito, visto e escutado por aí.
A versão dessa semana vai ser pocket porque estou full focada no SXSW. Na semana que vem, você receberá a edição #11 exclusiva sobre a SXSW, bele? Então fique de olho e não desista de mim.
Aproveita e compartilhe a newsletter por aí? É só clicar no botão abaixo ou encaminhar este e-mail com alguém. Ajude uma escritora iniciante :)
Hacks de data viz
Depois de uma semana bombástica com deboches entre marcas, explicações de como você pode monetizar desde obras de artes até memes e GIFs através dos NFTs, procurei fazer jus ao mês da mulher para dividir um fluxograma pra lá de útil, pra você que precisa tirar um relatório ou uma demanda estratégica da gaveta.
A She Loves Data, uma organização global sem fins-lucrativos para encorajar mulheres na área de dados, apoiou meu primeiro evento criado em 2019 para promover o 1º Encontro das Manas em torno do Mercado Digital e Análise de Dados.
Desde então, continuo acompanhando suas iniciativas. A missão delas, é dividir conteúdos úteis da área de dados para incentivar mulheres no desenvolvimento de soft e hard skills. Por isso, achei de bom tom dividir esse fluxograma que elas compartilharam no Linkedin:
O fluxograma começa com “qual história você gostaria de contar?”.
Pode parecer clichê, mas data storytelling nunca foi tão importante em tempos como esse. Data Storytelling é unir o feeling com os facts.
Complemento colocando uma estrutura básica de 5 passos, que acredito que possa facilitar na construção de qualquer relatório, que uso com frequência para construir as análises:
1. Contexto (Quais as circunstâncias daquilo que você vai falar? Resuma sobre o que se refere e o que as pessoas podem esperar da sua entrega. É o momento de introduzir o assunto para quem nunca viu). Ex.: se seu relatório é sobre comportamento das pessoas praticando atividade física na pandemia, conte a importância desse tema para quem estiver tendo contato pela primeira vez;
2. Recap estratégico (Quais são os objetivos que você vai responder ao longo do relatório? Conte quais são as expectativas de resultado que a pessoa verá.) Ex.: seguindo o exemplo acima, pode ser útil construir aqui um fluxo de quais perguntas você irá responder como um “sumário” - repercussão sobre relação das pessoas associarem praticar atividade física e a saúde mental, por exemplo;
3. Resultados principais (Menos é mais! Aqui é hora de mostrar quais foram os big numbers associados aos objetivos acima, os resultados numéricos que transmitem maior significado. Dessa forma, você gera um impacto contando o que não pode ficar de fora, aquilo que é indispensável.) Ex.: se parte do que você propôs pesquisar é sobre a relação de atividade física com a saúde mental, cabe exemplificar qual a % de menções associadas ao tema, média de menções por dia, taxa de crescimento nos últimos 3 meses e assim por diante.
4. Desdobramentos (Explicações são sempre bem-vindas! Lembre-se de um bom omelete - deixe às claras! Piada péssima, eu sei, mas é pra você não esquecer que aqui é para aprofundar os resultados que você trouxe no tópico anterior, unindo com gráficos que correspondem às necessidades. Um bom deep dive nos resultados, são essenciais e ajuda a dar continuidade com as reflexões do tema.) Ex.: se você viu que nos últimos 3 meses houve um aumento de correlações entre atividade física como bem-estar, aqui vale entender as motivações além da pandemia, a. aumento das atividades individuais? b. novos formatos de aulas online? c. formas de pagamento facilitadas? d. valorização dos profissionais de saúde?
5. Conclusões (Sem segredo, né? Agora é a hora de reforçar os pontos que você contou lá trás e finalizar respondendo as perguntas que você mesmo se propôs a responder dos objetivos.) Ex.: o formato de fazer isso não importa muito, a ideia é simplificar para a pessoa que estiver prestando atenção em você, sair com a sensação de perguntas respondidas. Pode ser em uma única página com título e subtítulo, listas, enumerados, seja como for. O momento de propor soluções estratégicas é aqui, inclusive, brilhe :)
Acrescentaria mais alguma coisa? Me conta aqui embaixo:
Pra não deixar com tantos nós emaranhados, vou seguir a linha de raciocínio do entomologista americano e biólogo Edward Wilson abaixo e finalizar a pocket news com um convite.
“Estamos nos afogando em informações, enquanto estamos famintos por sabedoria. A partir de agora, o mundo será dirigido por pessoas capazes de sintetizar, de reunir as informações certas, no momento certo, de pensar criticamente sobre elas e de fazer escolhas importantes com sabedoria”.
Te convido a fazer parte do evento TechWomen Summit 2021, que acontecerá nos dias 14 a 16 de abril que felizmente fui convidada para palestrar e que vou contar as não-tendências que estou vendo em SXSW para aplicar pra já. Conto com sua presença para amplificar outras vozes de mulheres incríveis!
Obrigada por ler até o final. Quer sugerir algum tema ou fazer algum comentário?
Clique aqui ou no botão abaixo.
👩💻 Fio da Meada News é criado por Ana Talavera | pesquisadora digital, comunicóloga de formação e estrategista cultural. Também é curadora de métodos de análise de dados, apaixonada por comportamento digital e pela escrita.
📧 Se alguém compartilhou com você esse e-mail e quiser se inscrever na newsletter, clique no botão abaixo: